terça-feira, 5 de maio de 2015

Problemas com insônia? ioga resolve! Dia 05

Como disse, meu hábito a ser incorporado nesse desafio dos 21 dias para criar/mudar um hábito é organizar minha rotina diária. Uma das coisas mais complicadas nesse processo, é ir dormir em um horário decente. Eu sou uma pessoa de hábitos noturnos, ou talvez eu seja o Batman, como diz meu marido. É sério, eu só funciono 100% no período da tarde e da noite, é normal eu me sentir energizada às 23:00 e começar a limpar a cozinha, por exemplo. Minhas manhãs são sempre lentas, mal humoradas e preguiçosas.

Ultimamente, meu vício tem sido passar as madrugadas assistindo filmes e séries no Netflix até o dia nascer. É uma delícia, adoro! Mas bagunça todo meu dia, porque acabo dormindo mal (efeito de aparelhos eletrônicos antes de dormir), levanto muuuito tarde e passo o resto do tempo sem energia.

Então, decidi "sacrificar" esse hobbie em nome de mais qualidade de vida. Estipulei que vou pra cama à meia noite e vou assistir Orange is the New Black "somente" até uma hora da manhã, depois disso vou dormir. Sério.

Bem, eu também sofro de insônia, desde criança. Eu demoro um absurdo para conseguir pegar no sono e esse período é uma tentação não levantar e ir fazer outra coisa. Essa noite foi um desses casos clássicos, o hábito de dormir tarde está tão impregnado em mim, que foi difícil relaxar e tentar dormir.

Foi aí que lembrei de uma posição de ioga que eu adoro: a posição do morto (savasana)! O nome não é dos mais agradáveis, mas prometo que o efeito é!




A posição do morto consiste em deitar-se de costas, com as pernas ligeiramente afastadas e os pés caidinhos para os lados. Os braços devem estar relaxados e estendidos, e as mãos devem ter as palmas para cima. Feche os olhos, respire fundo e comece a dar comandos mentais ao seu corpo, cada parte dele. Comece com os dedos dos pés, mentalmente ordenando "dedos dos pés, relaxem" e sinta a sensação. Faça isso pelo corpo inteiro, começando de baixo para cima:

  • dedos dos pés, planta dos pés, calcanhar
  • canelas, panturrilhas, joelhos
  • coxas, frente e verso
  • bumbum e genitálias
  • umbigo (essa parte é uma delícia, dá aquele friozinho na barriga automaticamente)
  • costelas
  • seios
  • ombros
  • dedos das mãos, punhos, braços e antebraços
  • pescoço
  • nuca
  • queixo
  • lábios, língua
  • nariz
  • olhos
  • testa
  • couro cabeludo

Nessa altura você já estará experimentando um total relaxamento. Usufrua tanto quanto consiga, mantendo a mente em estado de meditação, ou pelo menos evitando pensar em algo (mentalizar a palavra OM serve para isso). 

Minha experiência pessoal com a técnica? Funciona! Até para quem tem dificuldade para pegar no sono, como eu! E a melhor parte, é que o sono fica bem mais profundo e restaurador. Agora não tem mais desculpa para não praticar meditação, pode fazer nesse período antes de adormecer. Seu corpo e mente agradecerão!

Imagem: aprenderioga.com



Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos! Muito obrigada pela visita.