quinta-feira, 21 de maio de 2015

Conclusão do Desafio de 21 Dias para Mudar um Hábito



E hoje termina o meu Desafio dos 21 dias para mudar/criar um hábito. Algumas amigas ainda estão fazendo, mas já vou relatar a minha experiência nesse período pra fechar esse ciclo. Conforme relatei, escolhi organizar minha rotina diária, já que meus dias andavam meio bagunçados pela falta de uma rotina. Entre várias "coisinhas aleatórias", destaco as que considero mais importantes e que dei mais atenção:

  • Horário para dormir e acordar
  • Três refeições diárias (eu sei, deveria ser de 3 em 3 horas, mas vamos um passo por vez)
  • Horário para focar no trabalho
  • Rotina de beleza (coisa simples, como usar filtro solar e hidratante corporal todos os dias)

A primeira coisa que tenho que dizer, é que não é fácil cumprir um novo ritual, porque é algo que te tira totalmente da sua zona de conforto. Os primeiros dias, apesar do entusiasmo por estar fazendo algo novo, foram os mais difíceis e lamento informar que, embora a dificuldade inicial tenha diminuído, ainda não estou em "modo automático" ao término desses 21 dias. Vamos aos detalhes:


  • Horário para dormir e acordar - Digamos que cumpri 80%. A grande sacanagem é que começo esse desafio bem no início do inverno, onde a vontade de ficar na cama alcança picos altíssimos! Alguns dias pisei no tomate, não consegui evitar.
  • Três refeições diárias: 100% concluído! Além de evitar os looongos períodos sem alimento, estou focada em me alimentar melhor, incluí uma alimentação mais saudável e consciente.
  • Horário para focar no trabalho: 100% concluído. Aproveitei esse período também para assistir vídeos aulas e aprender mais sobre empreendimento e marketing. A principal nota sobre esse ítem, é que aprendi que meu foco estava completamente errado, minhas energias, tempo e habilidades serão poupadas de serem desgastadas à toa. Estou trabalhando para corrigir as brechas. Tem preço aprender isso? 
  • Rotina de beleza: 100% concluído. Essa foi a grande surpresa do desafio. Eu sou aquele tipo de mulher desencanada, compro produtos de beleza por impulso e acabo jogando fora, porque vence a validade e eu não uso. Determinei que faria algo simples por mim, usaria hidratante corporal no corpo e no rosto após o banho e protetor solar pela manhã. Ao final da primeira semana, eu já estava me sentindo ótima! Essa simples rotina de cuidado pessoal levantou minha auto estima, voltei a me sentir bem comigo mesma e minha pele nunca esteve tão radiante! Estou realmente impressionada como me fez bem! Uma coisa puxa a outra, logo, me vi fazendo um make bonitinho e arrumando o cabelo pra ficar em casa mesmo. 

Algumas observações sobre o período de 21 dias: 

  1. Determinar um período é mais fácil do que determinar uma meta para o resto da vida. Claro que a idéia é trazer esse novo hábito para o dia a dia, mas é mais fácil de encarar quando a coisa toda acontece aos poucos. Imagino que seja a mesma dinâmica para excluir um hábito nocivo, é mais fácil dizer "vou ficar 21 dias sem fumar" do que dizer "vou parar de fumar para o resto da vida".
  2. Determinar um período faz com que você PENSE sobre o hábito. Essa é a grande sabedoria desse programa, você se torna mais consciente sobre seus hábitos, são 21 dias pensando sobre eles. 
  3. Ao fim dos 21 dias, provavelmente você vai querer continuar seguindo com seu "novo" hábito.  Se conseguiu por esse período, é provável que consiga por mais tempo. Mas não é mágica, você precisa querer e continuar se empenhando.
CONCLUSÃO: O método funciona sim! E que bom que ele existe! Mas método nenhum será ajuda para aqueles que não queiram se ajudar. O método dos 21 dias serve principalmente para aquelas pessoas que estão determinadas a assumir o controle de suas vidas e não serem escravas de nada, nem delas mesmas! É totalmente possível ter uma vida mais significativa com apenas alguns passos na direção certa, basta desejar, arregaçar as mangas e trabalhar nisso.

Beijos e obrigada a todos que participaram e acompanharam as postagens. Esse bloguinho nunca teve tanta visualização como nos últimos dias! OBRIGADA! Namastê!

"Não se liberta de um hábito atirando-o pela janela, é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau". (Mark Twain)

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos! Muito obrigada pela visita.