quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Etiqueta para visitas

Cláudia Matarazzo é uma referência quando o assunto é Etiqueta. Me delicio com as colunas semanais da bonita no site da Uol, porque esse é um tema interessante e sinceramente, o assunto é tão relevante que deveria ser pauta do ensino médio!
Todo mundo já passou por situações vexatórias que poderiam ter sido evitadas pela simples instrução sobre etiqueta e boas maneiras, afinal, relacionamentos humanos dependem e muito, do nosso comportamento social.
Como esse blog é sobre nossas casas e estilo de vida, fiz um resumão sobre Etiqueta para visitas, para ninguém pagar mico por aí. Também estou aprendendo, viu? 

Telefone antes de visitar alguém. Nunca, jamais, apareça na casa de alguém sem ser convidado previamente e caso sinta necessidade de visitar alguém, telefone com antecedência e pergunte qual a melhor data para a visita. Evite constrangimentos aos donos da casa, pode ser que estejam ocupados, a casa não esteja arrumada, ou simplesmente não queira receber visitas naquele dia. Não imponha sua presença.

Leve um presente na primeira vez que visitar alguém, ou quando visitar um amigo mudar de casa. Um vinho, flores, uma cortesia qualquer.

Ofereça ajuda. Se você perceber o anfitrião ocupado, não custa se oferecer para ajudar. Também é sinal de boa educação ajudar com a louça.

Não faça visitas longas. Fique atento aos sinais de fadiga dos donos da casa, não permaneça na casa por períodos longos demais.Também é completamente proibido se oferecer para pernoitar na casa.

Não critique a decoração da casa. Esse tópico deveria ser óbvio, não? É claro que não se deve criticar o gosto pessoal dos moradores! A decoração da casa deve agradar única e exclusivamente aos seus moradores, e só a eles interessa. Mesmo se houver um lustre gigantesco emitindo raios ultravioleta na sala, não cabe às visitas criticar. 

Não leve pessoas desconhecidas do anfitrião para visita. A mesma regra dos buffet de festa, valem para as visitas. Assim como o convite para uma festa só vale para as pessoas designadas, também não se deve levar pessoas desconhecidas do anfitrião quando visitá-lo em sua residência. Caso seja realmente necessário, pergunte antecipadamente se pode levar acompanhante junto.

Não é tão difícil, né? ;)



Via: Google







Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos! Muito obrigada pela visita.