sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

5 Filmes Estrangeiros

Uma das possibilidades que o cinema nos apresenta, é conhecer lugares e culturas que dificilmente visitaríamos. Gosto de assistir filmes estrangeiros para observar essa visão "fora dos muros de Hollywood", até porque os filmes americanos nem sempre são fiéis à realidade: já colocaram até uma pirâmide em plena floresta amazônica! (Indiana Jones em O Reino da Caveira de Cristal).

Sendo assim, separei nessa lista alguns dos filmes estrangeiros que mais gostei, seja por seu enredo ou pela riqueza geográfica e cultural exposta.

E Agora Onde Vamos? (Líbano, 2011)
Título Original: Et maintenant on va où? 
A luta de um grupo de mulheres para harmonizar um pequeno vilarejo no Líbano dividido pela religião: metade dos moradores são muçulmanos, metade são cristãos.




A Fita Branca (Alemanha, 2009)
Título original: Das weisse Band - Eine deutsche Kindergeschichte
O filme tenta explicar a situação da Alemanha no período que antecedeu a 1ª Guerra Mundial. O fato de ter sido filmado em preto e branco, só aumenta o clima sombrio do filme, uma verdadeira obra de arte.



A Partida (Japão, 2008)
Título Original: Okuribito
Belíssimo filme japonês que retrata uma profissão comum naquele país: o preparador de corpos para ser enterrado, ou "nokanshi". A convivência diária com a morte, faz o personagem compreender o sentido da vida.



Cinema Paradiso (Itália, 1988)
Título Original: Nuovo Cinema Paradiso  
A rotina de um pequeno vilarejo na Sicília antes da chegada da televisão. Filme levinho, delicioso e como é característica das películas italianas: as relações humanas permeadas de bom humor.



Branca de Neve (Espanha, 2012)
Título Original: Blancanieves
Caí de amores por essa readaptação de Branca de Neve, ambientada nos anos 20 e com toda pegada espanhola: touradas e flamenco! Não é um filme para o grande público, também é preto e branco e imita o estilo do cinema mudo, com legendas que narram a história, mas o figurino, a fotografia e a trilha sonora são tão encantadores, que valem cada minuto do filme.




Menção honrosa: Oldboy (Coréia), Acossado (França), Adeus Lenin (Alemanha), A Vida dos Outros (Alemanha), Fale com Ela (Espanha), Deixe Ela Entrar (Suécia), Um Conto Chinês (Argentina).


Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos! Muito obrigada pela visita.